Face ao exposto em relação à regulamentação em transformação, as quantidades crescentes de transações e os novos regimes de sanções, nossas soluções ajudam os clientes a atenderem as suas obrigações com maior qualidade e a um custo reduzido.
As pressões de crimes financeiros não são novas, mas elas estão crescendo. O desafio atual imposto aos bancos é o resultado da combinação de regulamentações e legislação, as quais estão sempre crescendo em número e transformando-se. Estes dois últimos fatores criam um ambiente regulatório complexo para ser cumprido e no qual atuar. Entender mal o que seja compliance não é uma opção.
Os sistemas existentes de triagem de sanções muitas vezes resultam na produção de grandes quantidades de alertas falso positivos, frequentemente acima dos 95%. As técnicas tradicionais de ajustes, aplicadas aos sistemas de triagem de sanções, requerem atualizações constantes devido ao número crescente de pagamentos, de clientes, e à introdução de novos regimes de sanções e às frequentes mudanças das listas existentes. As limitações dos ajustes dos sistemas e das mudanças regulatórias resultaram em altas nos alertas e nas listas de pendências em muitas instituições.
Processos atuais de revisão de alertas frequentemente contam com vastas equipes de funcionários, muitas vezes espalhadas por localizações geográficas extremamente diferentes. Atrasos nas transações de processamento, devido aos tempos de processamento humano, podem impactar na experiência do cliente em relação à empresa, o que está cada vez mais no primeiro plano das pautas estratégicas das instituições financeiras.
Nossas soluções em tecnologia
Face à crescente regulamentação, em transformação, às crescentes quantidades de transações, e à introdução de novos regimes de sanções, a KPMG desenvolveu soluções que visam tanto a otimização de sistemas quanto os processos de revisão de alertas. A meta é aumentar em qualidade o desempenho de sistemas de triagem e obter uma revisão mais rápida, mais precisa e mais consistente de alertas, auxiliando as instituições financeiras a atenderem as suas obrigações de sanções de forma mais eficiente.
Plataforma de testes de triagem de sanções
A plataforma de testes de triagem de sanções da KPMG permite que os clientes testem a efetividade dos seus sistemas de clientes e/ou de triagem de pagamentos.
- A plataforma de testes de triagem de sanções tem a capacidade de utilizar relações vindas dos Agentes reguladores, de prestadores de relações de terceiros ou relações internas do cliente. A abordagem de testes pode seguir a metodologia padrão KPMG ou ser adaptada ao risco percebido por um cliente.
- Os resultados são analisados com os clientes para estabelecer a causa-raiz de testes que não alertam sobre perigos, além de identificarem oportunidades para otimizar a sua solução de triagem.
- Os arquivos são gerados em minutos, ao invés de dias, com uma trilha auditável das regras incorporadas e das relações utilizadas para determinar a precisão da composição dos arquivos dos testes.
- A plataforma de testes de triagem de sanções oferece uma maneira sólida e auditável de testar a eficácia e a eficiência do sistema de triagem de testes, ao mesmo tempo que reduz o potencial de erro humano e o custo de revisão de sistemas.
Classificador de Alertas de Sanções da KPMG
O Classificador de Alertas de Sanções da KPMG automatiza a tomada-de-decisão de revisão de alertas, no primeiro nível da revisão. Ele pode contemplar uma precisão de 99.998% na tomada de decisão de alertas, com uma variância de 0.001%. Os alertas podem ser decididos mais rápido, com um nível consistentemente maior de precisão, a um custo reduzido.
- Utilizando técnicas avançadas de aprendizagem automática, a ferramenta automatiza a identificação de alertas positivos ‘Verdadeiros’ e ‘Falsos’ Nível 1, a uma taxa de até 1milhão de alertas por minuto. A ferramenta pode ser utilizada com todos os sistemas de triagem de sanções atualmente no mercado.
- Cada decisão de revisão de alertas tem um nível de confiança e é apoiado por um racional de decisão humana de fácil compreensão. Os clientes podem, portanto, adaptar a utilização da ferramenta para impor as taxas de cobertura e de precisão que respaldam o seu apetite por risco.
- A utilização de aprendizagem automática supervisionada garante que a ferramenta seja transparente, e que possa ser revista de forma independente pelos auditores e pelos agentes reguladores.
Potenciais benefícios
A KPMG tem experiência combinada em Serviços Financeiros, Sanções e Tecnologia, incluindo os melhores profissionais de ciência de dados para criar soluções avançadas de tecnologia para sistemas de triagem de sanções. Os principais benefícios incluem:
- Efetividade do sistema. Menos alertas falso positivos produzidos, reduzindo assim o impacto nas equipes de revisão de alertas;
- Maior precisão e maior consistência. Resultados com precisão de 99.9% na revisão de alertas com base em milhões de mensagens SWIFT x a precisão média da revisão humana de 92%;
- Compliance regulatório. A detecção automatizada de positivos ‘Verdadeiros’ possibilita um aumento de escala mais rápido de casos de alto risco para compliance. O poder de processamento de até 1 milhão de alertas por minuto previne o acúmulo de lista de pendências de alertas e efetivamente trate as altas de alertas;
- Redução de custos. A revisão automatizada de alertas N1 de até 96% dos alertas gerados minimiza o requisito de uma revisão humana com a aprovação de duas pessoas; e
- Experiência do cliente aprimorada. A tempestividade da revisão do alerta reduz o atraso nas transações de processamento.