As abordagens de People & Change da KPMG impacta positivamente na forma como as pessoas são geridas, lideradas e desenvolvidas, possibilitando melhorias significativas no desempenho do negócio. Nossas soluções ligadas à gestão de pessoas estão integradas com as demais propostas de transformação da KPMG.

Mind Hacking

O século XXI trouxe mudanças no hábito do consumidor e na adoção de ferramentas tecnólogicas no cotidiano da vida social. A partir deste momento, a cadeia de valor das organizações transforma-se, o que exige que as empresas adotem novos canais, processos e experiências das quais não eram de conhecimento e até hoje, estão em desenvolvimento.

Este marco digital no mercado determina que as empresas revejam suas estratégias e encontrem novas formas de olharem para seu negócio, colocando a tecnologia e cliente no centro.

O Mind Hacking é uma solução que alinha os drivers estratégicos da companhia com o desenvolvimento de pessoas, traduzindo os desafios e necessidas organizacionais, em modelos mentais que direcionam e sustentam a estratégia da empresa para que mantenha-se relevante e competitiva dentro de seu ecossistema.

O que entregamos para nossos clientes?

Através de uma metodologia que conta com assessments, dashboards e uma jornada experiencial, o Mind Hacking tangibiliza, transforma e mensura os mindsets que guiam os comportamentos e tomadas de decisão do time, possibilitando a transformação escalável, contínua e sustentável.

Gestão de Mudanças Organizacionais

GMO


O que é Gestão de Mudanças?

Há muito se diz que a única constante são as mudanças e, dada a atual realidade do mercado, as empresas têm pouca escolha a não ser abraçá-las para sobreviver, impulsionar transformações e, claro, sustentar vantagem competitiva. Uma gestão de mudança eficaz coloca o fator humano no centro dela para trazer resultados mais assertivos e diminuir o risco organizacional durante a busca por crescimento.

Quer a mudança esteja focada em uma função específica ou em toda a organização, as mudanças na estratégia corporativa, nos processos, nos sistemas e na tecnologia exigem, além de mais desempenho, comprometimento das pessoas. Para permitir e apoiar mudanças duradouras, uma estratégia de gestão é fundamental para qualquer projeto relevante.

O que entregamos para nossos clientes?

A KPMG possui uma metodologia global de Bahavioral Change Management, focada em uma abordagem clara e comprovada para proporcionar mudanças bem-sucedidas. As atividades de GMO são projetadas para orientar proativamente organizações, líderes e demais profissionais por meio de seis fases da mudança: 

Make it Set

Prepare

Eleve a consciência sobre os processos de mudanças e prepare o time do projeto

Make it Clear

Clarifique

Alinhar líderes em torno dos objetivos estratégicos, ambição e escala de mudança

Make it Known

Conscientize

Comunique a visão de mudança e crie ownership do plano desenhado

Make it Real

Torne Real

Traduza a visão de mudança em realidade para as pessoas da organização e defina o que isso significa para elas

Make it Happen

Faça Acontecer

Mova a organização para o estado de mudança desejado para que novos hábitos sejam incorporados

Make it Stick

Sustente

Assegure que haja capacidade na organização para sustentar a mudança

Essas etapas garantem:

Clareza sobre o que a mudança significa para comportamentos e formas de trabalho.

Consciência das razões e dos benefícios da mudança.

Prontidão, disposição e capacidade de implementá-la.

Embora os estágios do modelo de GMO não sejam necessariamente lineares em projetos de clientes (por exemplo, podemos desenvolver uma estratégia de comunicação em Make it Real), nossa experiência nos diz que, a menos que cada um dos estágios tenha sido abordado, a mudança não será bem-sucedida.

 
 

Jornada Cultural

A cultura de uma empresa pode apoiar na realização de objetivos estratégicos e impulsionar o desempenho, que, por sua vez, é inibido ou prejudicado se não houver um alinhamento adequado ao propósito. A Jornada de Mudança de Cultura, da KPMG, oferece uma abordagem holística para identificar, entender, transformar e incorporar uma cultura organizacional que permite e promove o desempenho.

A cultura determina como uma organização opera e faz as coisas em resposta aos desafios internos e externos. É o produto de pressupostos básicos compartilhados que sustentam valores, normas e comportamentos. A cultura pode ser observada como um conjunto de:

  • Regras, práticas e hábitos implícitos e explícitos das pessoas na organização
  • Padrões de interação
  • Preferências ao fazer escolhas e lidar com dilemas

A cultura molda e é moldada por:

groups

Liderança e comportamento:

compreende modelo de comportamentos, tomada de decisões, governança, valores e ações dos profissionais.

diversity_3

Relacionamento com o mundo exterior:

inclui o propósito, a estratégia, o relacionamento com clientes, o ambiente regulatório e o público em geral da organização.

apartment

Ambiente físico:

compreende design e layout de escritórios, localização e formas de trabalho habilitadas para tecnologia (incluindo trabalho virtual).

stars

Histórias e símbolos:

tudo o que é exibido nas paredes do escritório, o tipo de linguagem utilizada, os uniformes/trajes de trabalho, os estilos de comunicação interna e externa e a história organizacional.

account_tree

Estruturas, sistemas e processos:

como uma empresa organiza a gestão de pessoas e as atividades para realizar o trabalho, incluindo tomadas de decisão, KPIs, gestão de desempenho, recompensa, programas de treinamento, fluxo de informações, planos de carreira, recrutamento e desenvolvimento de pessoas.

Como mudar a cultura?

Ao procurar efetuar uma mudança de cultura, embora todos os elementos devam ser abordados, é importante concentrar mais atenção na liderança e nos comportamentos do que em outras alavancas organizacionais (como responsabilidade, KPIs, recompensa etc.).

Cada desafio ou oportunidade cultural trará consigo seu próprio conjunto de dilemas. A abordagem de reconciliação da KPMG é uma forma de conectar e integrar demandas e valores concorrentes, proporcionando resultados que são mais do que um compromisso.

 

Gestão de Talentos

 

A Gestão de Talentos é o processo de desenvolver e engajar pessoas, simplificando operações e otimizando tecnologias relevantes para lidar rapidamente com as mudanças de negócios e capitalizar as oportunidades que afetam sua força de trabalho. Da mudança demográfica dos profissionais à escassez global de talentos, a gestão eficaz de pessoas está se tornando um requisito para alcançar vantagem competitiva. Quando bem feito, a gestão de talentos ajuda as organizações a avaliarem se elas têm os sistemas ideais de aquisição, desempenho e desenvolvimento de pessoas para capitalizar as condições de negócios em constante e rápida mudança.

O que entregamos para nossos clientes?

Nosso método Tune into Talent considera o contexto em que nossos clientes estão trabalhando e ajuda a definir uma estratégia de talentos alinhada ao negócio, trabalhando com considerações específicas e auxiliando na determinação do foco para gerar um impacto real na empresa.

O foco principal do método é contratar, desenvolver e manter a força de trabalho de um cliente. Por meio de abordagens bem estabelecidas, os Serviços de Gestão de Talentos da KPMG ajudam a fortalecer o ativo mais valioso da organização: as pessoas.

 
 

Organization Design & Performance

ODP

Purple graph banner

O serviço de Design Organizacional & Desempenho é uma abordagem holística que visa alcançar metas de desempenho a partir do desenho e da implementação conscientes de estruturas organizacionais, processos, governança e capacidades. O intuito é que os clientes realizem e sustentem suas estratégias e visões.

• Baseado no reconhecimento de que o desempenho organizacional é resultado de múltiplos elementos interdependentes.
• Impulsionado pela compreensão do ambiente operacional único do cliente e da cadeia de valor.
• Uma estrutura abrangente, de alto nível e um conjunto comum de ferramentas que devem ser adaptadas ao escopo e aos objetivos de cada projeto.
• Uma abordagem que resulta em mais de uma "resposta certa" e está aberta a múltiplas interpretações.
• Focado em alguns elementos críticos ou engloba todos os aspectos integrantes da eficácia organizacional.

Os líderes empresariais querem tomar decisões informadas de design organizacional para executar estratégias de negócios complexas e eficazes e criar condições para que os talentos tenham sucesso. Os desafios de negócios atuais são melhor abordados considerando todo o sistema de desempenho da organização.

Tanto os elementos de design tangíveis, que moldam a "Forma" física de uma organização, quanto os elementos menos tangíveis, que influenciam a "Essência" da organização – como a cultura e os valores subjacentes –, trabalham juntos para produzir valor.

Nossa abordagem em quatro fases ajuda as empresas a identificar e projetar as estruturas necessárias (a Forma) e os elementos organizacionais capacitadores críticos (a Essência), que equiparão as pessoas para um alto desempenho de suas funções. O ODP fornece uma solução estruturada e de ponta a ponta para reprojetar uma organização ou projetar uma nova empresa, função ou capacidade e, desse modo, atingir as metas de desempenho desejadas.

• Uma maneira clara e ousada de projetar organizações do futuro.
• Uma forma de desafiar os clientes a pensarem fora da caixa.
• Desprovido de desordem; nosso método simplifica um processo complexo.
• Um caminho para que os clientes se desenvolvam, levando-os em uma jornada.

 
 

HR Digital Transformation

HRDT

O principal objetivo do HR Digital Transformation é desenvolver recursos de RH que gerem valor escalável e sustentável aos negócios, de forma harmoniosa. Nossa abordagem é baseada na necessidade de configurar o modelo de RH para se alinhar à estratégia do negócio e, assim, gerar valor estratégico à organização. O HRDT também apresenta funções adequadas ao propósito, alinhando o RH e a estratégia da empresa e implementando estruturas, recursos e sistemas apropriados para que o RH entregue valor real.

Nossa Jornada de Transformação Digital de RH consiste em uma abordagem holística que ajuda um profissional de RH a concluir programas complexos de transformação da área. Essa jornada é baseada na necessidade de configurar de forma única o modelo de RH para se alinhar à estratégia de negócios e, portanto, gerar valor. Isso é alcançado por meio de seis áreas de foco principais (ou fases) em toda a função de RH, são elas: Think It, Decide It, Design It, Build It, Implement It e Improve It.

 

KPMG Powered Enterprise

KPE


A Transformação Digital de RH se conecta com o Powered Enterprise RH para acelerar a implantação de tecnologias líderes de mercado e design de modelo operacional. Para alcançar resultados bem-sucedidos, os projetos de transformação digital de RH exigem um amplo conjunto de recursos, habilidades, disciplinas, experiências e comprometimento da liderança.

O KPMG Powered HR apresenta uma função de RH personalizada e de última geração que integra tecnologias, como BIO, EMXHub e Service Now, para construir uma solução de pessoas de ponta a ponta. 

Ele é projetado como uma solução integrada, implantado na nuvem e também:

  • É uma solução abrangente e pré-configurada, pronta para uso e otimizada para a nuvem.
  • Integra serviços da KPMG, incluindo Análise de Dados, Melhores Práticas para otimizar a natureza disruptiva da tecnologia de nuvem.
  • Primeira solução que apresenta uma transformação de ponta a ponta baseada em Cloud para RH.
 

People Analytics & Intelligence

 

O People Analytics & Intelligence tem o objetivo de cultivar uma cultura de gestão de pessoas orientada a dados. Além disso, auxilia em decisões, sobretudo da liderança, baseadas em evidências que melhoram o desempenho dos negócios, por meio de relatórios e dashboards que também ajudam no planejamento das ações.  

Um conjunto de proposições que permitem a eles tomar decisões preditivas e baseadas em evidências sobre suas necessidades de RH e em linha com os objetivos de negócios. Estes incluem:
• Análise da força de trabalho, planejamento estratégico e otimização da força de trabalho (ociosidade e produtividade)
• Indicadores de Autocuidado (dados sobre sua saúde mental)
• Mapa de Processos (para eliminação de processos repetitivos e mecânicos)
• Detecção de atividades mais desafiadoras de forma individualizada (Análise de Flow)

 
Amplie seu conhecimento
 

Converse com nossa equipe

Camilla Padua

Sócia-líder de Human Capital Advisory